morro do Macaco

segunda-feira, maio 29, 2006

Turismo Desnecessário (19)

Resolvi andar em ordem alfabética pelas ruas velhas do Rio de Janeiro para ver a dor passar – Alto da Boa Vista, Andaraí, bairro do Peixoto, cais Pharoux, Campo das Lavadeiras, Capela do Paço, Catete, Catumbi, Cemitério dos Ingleses, Corcovado, Engenho Novo, Engenho Velho, Gamboa, Glória, Ilha Fiscal, Jardim Botânico, ladeira da Misericórdia, ladeira do Leme, lagoa Rodrigo de Freitas, Laranjeiras, largo da Carioca, largo do Machado, largo do Paço, morro do Castelo, morro do São Bento, Novo Engenho, Outeiro da Glória, Paço Imperial, Paineiras, palácio de São Cornélio, Passeio Público, praça Real da Sé Nova, praia de Botafogo, praia de Copacabana, praia do Flamengo, Rossio, rua da Quitanda, rua de Matacavalos, rua Direita, rua do Carmo, rua do Hospício, rua do Ouvidor, rua do Passeio, rua dos Andradas, rua dos Ourives, rua Uruguaiana, Saco do Alferes, Santa Teresa, Theatro de São João, Tijuca, rua Cosme Velho, 18.

Muita coisa passou, mas você não passou. A noite estava clara e quente, nem um pouco fria, nem um pouco escura. Contei todos os transeuntes. Escrutei olhos atrás de óculos. Cabeças escondidas sob chapéu. Andei, andei, andei. Estou cansado. Não tenho onde dormir esta noite.



Encontrei Dr. Quincas Borba no Passeio Público, me pareceu mais magro, mais preto, uma figura fantasmagórica. Furtou-me o relógio.

2 Comments:

At 8:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E entre seu andar, vou daqui conhecendo os recortes do Rio, na sua oscilação entreo glamour e o feijão-com-arroz. Meus olhos seguem acompanhando seus caminhos entre as calçadas cuidadas e o barro. É um Rio em dois. É um Rio estilhaçado, sem o clichê repetitivo do Cristo Redentor apenas. É o seu Rio plural.

Beijos

Jana

 
At 9:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dr. Quincas anda incorrigível!!!

 

Enviar um comentário

<< Home