morro do Macaco

domingo, agosto 13, 2006

um imenso borrão colorido (30)

À medida que gritava, a mulata foi inflando: a boca escancarada foi enchendo de ar, a cabeça foi se transformando numa imensa bexiga, bola, abóbora, melancia. O corpo foi inflando gigantesco diante de todos banhistas atônitos. Um enorme zepelim abilolado gritando desaforos, palavrões e baixarias.

De repente, ela começou a subir. E foi subindo, subindo, subindo para o céu sobremaravilhando os já espantados banhistas no Arpoador, em Ipanema, Leblon e Copacabana. No alto, a mulata foi se transformando diante de todos os olhares estarrecidos – primeiro pareceu um enorme circo colorido suspenso no ar, depois uma enorme bandeira da porta-bandeira, um vestido de cetim estampado balançando em varal, tapete mágico, cauda de pavão, pipa, borboleta, borrão colorido. Aí, ela começou esticar feito pele de gato em boca de tamborim. E foi esticando, esticando, esticando, subindo, subindo, afinando, aumentando de tamanho, ficando fininha como papel seda, voando sobre os peixes, pássaros, cães, gatos, papagaios, macacos, homens, carros, caminhões, ônibus, aviões e navios, pitangueiras, pereiras, jaqueiras, amendoeiras, jabuticabeiras, laranjeiras e limoeiros – o diabo a quatro.

O vento de cá agarrou na sua cintura de violão e a foi conduzindo com passos precisos e movimentos elegantes numa dança na ensolarada paisagem da tarde. O vento de lá não deixou por menos: fez a mulata rodopiar faceira.

Depois a mulata ficou vagando ao sabor dos vários ventos sobre a cidade e silenciosamente foi se misturando com a cidade, imperceptivelmente presente em todos os pontos da cidade. Uma gota de chuva, um raio de sol, uma onda quebrando na praia, um assovio, uma nota musical, um acorde, um sambinha arranhando um radinho de pilha fanhoso.

A mulata dá o tom!
A mulata é quem dá o tom maior.

3 Comments:

At 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu cheguei de longe
Não me 'atrapaia'
Larga a minha saia
Que é o Circo Marambaia.

É assim que eu gosto, meu Nego!

A Mulata Voadora

 
At 6:56 da tarde, Blogger Djalma dos Santos said...

o negócio é o Circo do Chulé!

 
At 1:28 da tarde, Anonymous verinhaottoni @yahoo.com said...

NAO ACHO NADA ENGRACADO O UTILIZO DA MINHA FOTO NO TEU BLOGGER... RETIRAR/// obrigada foto Bethania...

 

Enviar um comentário

<< Home