morro do Macaco

domingo, agosto 27, 2006

Samba-canção azul anil (31)

Em ceroulas, tomando umas e outras, comecei a desenhar na parede do barraco um enorme retrato da mulata. Fiquei nisso horas e horas, dias e dias, passei noites em claro, mas no fim eu desisti – não tenho a mínima vocação para Picasso. Sentei-me na varanda, dedilhei meu violão e tentei mais uma vez compor um samba imortal. Combinei “paradoxo” com “ortodoxo”, rimei “pandeiro” com “janeiro”, “cruz” com “luz”, “chuchu” com “I love you”, tentei, enfim, pegar o touro à unha, mas não saiu bulhufas que se aproveitasse: a inspiração também picou a mula.

Sempre só, insatisfeito, cabeça baixa, fumando meu cigarro sem filtro, bebendo minha cachaça amarga, varando noites brancas, roendo unhas, miseravelmente com as barbas de molho. Sigo só, de ceroulas, desempenhando esse papel de palhaço.

luz negra...
A luz negra de um destino cruel
Ilumina um teatro sem cor

2 Comments:

At 10:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esse samba que não saiu, o quadro da mulata que não vingou, deixou à mostra o melhor do homem. a sua versão sem limite do palhaço. falo daquele que se enxerga nas rodas e não desfaz de ninguém. falo daquele que chega tarde, cansado e ainda assim, se pedir, ele (te)toca. qualquer coisa, noite adentro. e do morro, só lá do morro, é que a gente sente, o quão perto é o tal céu. você me desarma, seu Djalma!

 
At 9:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que nada, meu velho! Apesar das ceroulas, do ar abobalhado, o amor faz tudo virar possível de ou desculpável. Com todas as cartas ridículas, com todos os nomes grafados no fundo dos cadernos, com todas as canções melosas entoadas, o amor desculpa tudo e ainda pede mais... Sempre sugador.

Beijos

Jana

 

Enviar um comentário

<< Home